Boletim Temático - Direito Penal                    WWW.INEPRO.ORG.BR

Fevereiro/Março/2006


A Falsificação Punida pelo Direito Penal

Advogado Thiago Lauria                         

 

O Direito presume que as pessoas, em suas relações cotidianas, se pautam pela boa-fé.

 

Uma sociedade em que a má-fé fosse a regra, e não a exceção, seria inviável.

 

Se a cada moeda recebida pelo trocador fosse necessária uma perícia para lhe conferir a autenticidade, não haveria transporte público.

 

Se um bombeiro tivesse de apresentar uma vasta documentação para se identificar, ao tentar salvar uma casa de um incêndio, não haveria sobreviventes.

 

Em virtude disso, a mesma lei que confia na boa-fé do cidadão pune aquele que atenta contra a confiança que lhe foi atribuída.

 

Assim, aquele que falsifica, frauda, ou altera documentos, selos, símbolos, etc., ameaçando a segurança das relações jurídicas, comete os chamados crimes de falso, denominados pelo Código Penal Brasileiro de crimes contra a fé pública.

 

 

O Código Penal prevê 22 crimes de falso. Veja alguns deles:

Falsificação de Documento Público. São duas as possibilidades de falsificação. A primeira delas se dá através da criação material de um documento, que deveria ser expedido por funcionário público. A segunda se configura pela alteração realizada em documento verdadeiro. Ex: falsificação de passaportes; preenchimento ilícito de cheque em branco; falsificação de diploma de curso médio ou superior. Pena: Reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.

Falsa Identidade. Consiste em se fazer passar por outra pessoa, com o objetivo de obter alguma vantagem ou prejudicar outrem. Ex: cidadão que se identifica com nome fictício para obter crédito; individuo que se identifica falsamente como militar; pessoa que fornece nome falso quando presa em flagrante. Pena: detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Uso de Documento Falso. O indivíduo, sabendo que o documento que porta é falso, utiliza-o como se fosse autêntico. Ex: uso de certidão falsa para eximir-se do pagamento de uma dívida; exibição de Carteira de Habilitação falsa em blitz. Pena: a pena cominada ao uso de documento falso é a mesma referente à falsificação em si.

Falsificação de Documento Particular. São também duas as condutas puníveis: criar um documento novo, falso; adulterar um documento verdadeiro. Como o próprio nome diz, o documento tem de ser elaborado por particulares. Ex: falsificação de cartões da loteria esportiva; falsificação de contrato de compra e venda de bem móvel. Pena: reclusão, de 1(um) a 5 (cinco) anos, e multa.

Falsidade Ideológica: inserir declaração falsa em documento público ou particular, como fim, por exemplo, de criar uma obrigação ou prejudicar um direito. Ex: inserção de dados falsos em contrato, em CTPS, em registro de hotel, em carteira de identidade; troca de provas em concurso público. Pena: de 1 (um) a 5 (cinco) anos e multa.

 

Note-se que, em geral, as penas cominadas ao crime de falso não são muito elevadas. Isso porque, com muita freqüência, o crime de falso é utilizado pelo agente como meio de se atingir um fim diverso. A falsificação não seria um fim em si mesma. Como exemplo, podemos citar o agente que assume identidade falsa como meio de sacar dinheiro de outra pessoa. Haveria, no caso, um concurso entre dois crimes: o de falsa identidade e o estelionato. Considerando que o estelionato é punido com reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos, tem-se que a pena acaba por se elevar consideravelmente.

 

A possibilidade de concurso nos crimes de falso, entretanto, não é pacífica nos Tribunais. Além disso, existem várias teses defensivas que podem ser argüidas em defesa do acusado. Logo, o cidadão acusado por algum crime de falso não deve entrar em pânico, mas procurar o quanto a antes o auxílio de um advogado.


Nova pagina 2
 
Selecionar outra edição
Todos os artigos desta edição:
  Página Inicial
  Não Pagar INSS Dá Cadeia!
  O cheque no direito brasileiro
  O Motorista não está obrigado a se submeter ao Bafômetro
  Pra que servem os Juizados
  A Falsificação Punida pelo Direito Penal
  Papagaio em cativeiro é crime!
  Violação de Direitos Autorais
  A Defesa nos Juizados Criminais
 

 

Convênios e Parcerias:

INEPRO JurisWay Danilo Santana
Consumidor Brasil JurisAmbiente Banco Intelectual
 

  O Jornal do Direito é um órgão de divulgação do INEPRO - Instituto Nacional de Educação Profissional.          Sede: Avenida do Contorno, 5.599 - Savassi - Belo Horizonte/MG - 31 3223-4959 http://www.inepro.org.br - CNPJ: 07.278.198/0001-19 - Informações Jurídicas prestadas pelos advogados do Escritório Danilo Santana - Advocacia - Fone: 31 3227-5588 - http://www.danilosantana.adv.br